En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Abuja é a capital administrativa e política da Nigéria. Localizada no centro do país, no Território da Capital Federal, é uma cidade planejada construída principalmente na década de 1980 a partir de um plano diretor de um consórcio de três escritórios estadunidenses de planejamento e arquitetura. Já o Distrito Central de Negócios de Abuja foi projetado pelo arquiteto japonês Kenzo Tange. Substituiu Lagos, a cidade mais populosa do país, como capital em 12 de dezembro de 1991.
Sua geografia é definida pela Rocha Aso, um monólito de 400 metros (1.300 pés) deixado pela erosão hídrica. O Complexo Presidencial, a Suprema Corte, a Assembleia Nacional e grande parte da cidade se estendem ao sul da rocha. O Monte Zuma, um monólito de 792 metros (2.598 pés), fica ao norte da cidade na via expressa para Kaduna.
No censo de 2006, a cidade tinha uma população de 776.298, tornando-se uma das dez cidades mais populosas da Nigéria. De acordo com as Nações Unidas, Abuja cresceu 139,7% entre 2000 e 2010, tornando-se a cidade que mais cresce no mundo. A partir de 2015, a cidade está experimentando um crescimento anual de pelo menos 35%, mantendo sua posição como a cidade que mais cresce no continente africano e uma das que mais cresce no mundo. A partir de 2016, a área metropolitana de Abuja é estimada em seis milhões de pessoas, ficando atrás apenas de Lagos como a área metropolitana mais populosa da Nigéria.
Os principais locais religiosos incluem a Mesquita Nacional da Nigéria e o Centro Cristão Nacional da Nigéria. A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional Nnamdi Azikiwe. Abuja é conhecida por ser uma das poucas capitais construídas especificamente na África, além de ser uma das mais ricas. É também uma cidade-chave no continente africano devido à influência geopolítica da Nigéria nos assuntos regionais. Tem sido ainda um centro de conferências e acolhido vários encontros anualmente, como a reunião de 2003 dos Chefes de Governo da Commonwealth e as reuniões de 2014 do Fórum Económico Mundial (África). Abuja juntou-se à Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO em 2016.